sábado, 29 de novembro de 2008

Segundo o livro de História... (pensamento iluminado)



















“A mulher deve estudar o espírito do homem, não abstractamente o espírito do homem em geral, mas o espírito dos homens que a rodeiam, o espírito dos homens aos quais está submetida, quer pela força da lei, quer do costume. É preciso que ela aprenda a penetrar nos seus sentimentos, pelas suas palavras, pelas suas acções , pelos seus olhares, pelos seus gestos. É preciso que saiba transmitir-lhes os sentimentos adequados, sem que eles disso se apercebam.
Eles, filosofarão melhor do que ela sobre o coração humano; mas ela lerá melhor do que eles o coração dos homens. Compete às mulheres, por assim dizer, encontrar a moral experimental; a nós, transformá-la num sistema. A mulher observa, o homem raciona.”


Rousseau, filosofo iluminista francês
Susana nº14

2 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo com Rousseau de todo, ele rebaixa as mulheres, ele diz que elas não foram feitas para raciocinar, que não nasceram para filosofar, se tal fosse verdade então como existiria este blog? Este blog é uma pequeníssima prova de que as mulheres nasceram para filosofar e para serem ensinadas em todos os aspectos e a todos os níveis. Existem muitas mulheres no Mundo que lhe podem provar isso: Elizabeth I, Madame Curie,.... As mulheres não são, nem nunca serão o sexo fraco, assim como os homens também não se encontram abaixo delas, muito pelo contrário, encontram-se ambos no mesmo patamar, mas com capacidades e funções diferentes.....

Beijinhos*

Prof.ª Diana Tavares disse...

definitivamente so tenho que te aplaudir pela maravilha das palavras que deitas para fora.

ÉS GRANDE VERONICA.


NÃO SOMOS NEM NUNCA SEREMOS O SEXO FRACO. :|

marina nº11