quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Resumo da (peculiar) aula de dia 27/11/2008

No dia 27 de Novembro de 2008, duas turmas, duas disciplinas, duas professoras se uniram numa cumplicidade única. Como disse a professora Diana Tavares: "Juntou-se o útil ao agradável".


Foi com espanto que a turma do 11ºE viu entrar, na sala onde supostamente desfrutariam de uma comum aula de Filosofia, os alunos do 11º H, que teriam, com a professora Dilma, uma aula de Animação Sociocultural. Ambas as turmas se juntaram, pois os temas tratados eram semelhantes: Deontologia, ética, moral, valores.


A aula seria diferente, a expectativa era avassaladora, o tema intrigante...


Começamos pela definição de Deontologia, a qual, chegamos à conclusão, é o estudo dos deveres especiais de uma situação, particularmente, dos deveres das diversas profissões. Entre as tentativas de encontrar uma definição (a palavra não é propriamente fácil e conhecida), a professora Dilma presenteava-nos com frases de um fascinante teor filosófico, frases que nos fazem pensar, reflectir, não por um curto período de tempo, mas durante anos. Como exemplo destas preciosidades temos: "Quanto maior é a liberdade, maior é a responsabilidade", e não há como refutar esta frase, realmente, como foi dito durante a aula, a liberdade é um bem indispensável, mas não pode ser confundida com libertinagem, deve ser utilizada dentro do respeito pelos deveres que constituem uma sociedade e nos fazem viver com os outros.


Mais à frente lemos um texto de Fernando Savater "A consciência é o antídoto para a imbecilidade", nele descobrimos o que é ser realmente imbecil, e o facto de ser imperativo fugirmos dessa imbecilidade que, tal como afirmou a professora Diana Tavares: "É a doença da Sociedade". Imbecis são aqueles que seguem um rebanho, que seguem um grupo e deixam as suas próprias ideias de parte, que não são capazes de se impôr, acabando por não definir absolutamente nada para a sua vida, a qual se torna desprovida de qualquer sentido, e muitas vezes é caracterizada por um egoísmo quase mórbido. Nesta parte a professora Dilma referiu que "seguimos um rebanho" quando ignoramos o verdadeiro sentido da Amizade: "Meu amigo não é aquele que pensa como eu, mas aquele que pensa comigo", a amizade não pode representar a escravidão de espírito, de alma, de ideias, mas sim a liberdade de opinar quando bem entendemos, de seguir aquilo que achamos mais correcto, mesmo que o nosso real e verdadeiro amigo esteja contra isso.


Falamos do facto de ser um dever deixarmos a preguiça e o comodismo de lado, de termos de ser revolucionários e agir "Uma viagem de mil milhas começa com o primeiro passo", frase muito bem contextualizada pela sapiente professora Dilma. É necessário esquecer aquele individualismo que os jovens tendem cada vez mais a adquirir, é necessário pensar nos outros, e a revolução referida em cima deve ser de uma importância geral e não singular.

Referimos também a importância do silêncio na reflexão, e o facto do Homem não poder viver sem ele, nem que seja apenas por escassos segundos. O silêncio ajuda-nos a entender aquilo que fizemos de mal e a achar soluções para a nossa própria absolvição.

Para o fim deixo aquilo que mais me tocou durante toda a aula. Não sei se os meus colegas e amigos partilham comigo esta preferência, e seria bom se discordassem pois não pertencemos a um rebanho, mas a uma sociedade que pensa! Deixo para o fim os Valores.

E o que são os valores afinal?

- Os valores são os princípios orientadores da acção, são eles que nos "comandam".
Apesar de se associar esta palavra aos objectos que tão apaixonadamente ou, até, desapaixonadamente possuímos, os valores são, na realidade, qualidades potenciais, não têm peso, cor, ou forma. Toda a turma concordou com esta afirmação.

Os principais valores das sociedades actuas são a Igualdade, a Liberdade, a Solidariedade, a Paz, a Coragem, a Amizade,... tal como foi dito anteriormente, valores sem cor, sem forma, sem peso.

Nas duas turmas considerou-se o amor como um valor primordial e, realmente, o amor conduz-nos a respeitar a Igualdade entre os Homens, a Liberdade, a agirmos com Solidariedade, a promovermos a Paz, a Coragem e a Amizade... Isto são os chamados valores espirituais, o oposto dos valores materiais.

Verónica Fraga nº18

Sem comentários: