sábado, 15 de novembro de 2008

Dia Mundial da Filosofia


“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.
Este dia faz-nos entender que a Filosofia não está morta nem nunca morrerá….a Filosofia faz parte de nós, do nosso dia-a-dia, do nosso subconsciente, da nossa vida!
A filosofia tem como essência da razão, ser a capacidade humana de usar a própria complexidade para representar o mundo e a vida concreta nele inserida.
Filósofos? Dentro de cada um existe um filósofo, cada um a sua maneira, não há um único ser humano que não pense sobre a sua vida, sobre a sua existência, sobre os manifestos da história, ou que não critiquem as visões do que os rodeia! Qualquer pessoa que tente ver a realidade, entender racionalmente a vida, o sentido da existência, a sociedade, as relações humanas, o Universo, enfim, todos os eventos que o cercam, é um Filósofo em potencial, ainda que não possua qualquer instrução significativa.

Filosofia é atitude e não apenas discurso! Filosofia é sabedoria total! A amplitude do seu objecto de estudo é tão vasta, que foge a compreensão de muitas pessoas, que chegam a pensar que a Filosofia é uma actividade inútil. Além disso, o seu significado também é muito distorcido no conhecimento popular, que muitas vezes a reduz a qualquer conjunto simples de ideias específicas (as "filosofias de vida") ou basicamente a um exercício poético.
Quem se dedica à filosofia, procura sabedoria, dedica-se à arte de bem falar, ao “poder” de argumentar e à amizade!
Cada vez mais a ciência tem ultrapassado a Filosofia, mas não a deixe morrer, ela faz parte de ti!
Mychele ^^

2 comentários:

Prof.ª Diana Tavares disse...

Hoje toca a filosofar meninas e menino :)

beijihnu marina

Anónimo disse...

è impossível deixar morrer a filosofia porque, mesmo sem nos apercebermos, filosofamos e tudo é motivo para isso...

Beijinhos*