quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dia Mundial da Filosofia (15 de Novembro)












O Dia Mundial da Filosofia é o momento propício para se compreender, que “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Esta data reforça a ideia de que a filosofia não está morta. Se ela for mortal, falecerá no dia em que o último ser humano for banido da face da Terra. Por que? Porque a filosofia tem como essência da sua razão de ser a capacidade humana de usar a própria complexidade cognitiva para representar o mundo e a vida concreta nele inserida.


Não há como impedir que o homem e a mulher pensem sobre a vida, analisem os pensamentos ou critiquem as representações da realidade. Interditar o pensamento é interditar o humano. Se não fosse isso, os filósofos não estariam preocupados em mostrar que a filosofia possa ser um instrumento a mais a auxiliar o ser humano nessa tarefa de pensar, representar, julgar, decidir e agir com a criticidade que lhe é inerente.


A filosofia é atitude! Ela não é só discurso. Não é mera contemplação. Nem puro ócio.

“A filosofia ensina a agir, não a falar”
Sêneca nas Cartas a Lucílio



Susana nº14

3 comentários:

Prof.ª Diana Tavares disse...

15 de Novembro é dia Mundial da Filosofia e como tal acho que seria importante todos nós passar-mos por esta nossa casa e deixar um pouco de nós aqui.
Ou seja, deixar-mos um pouco do que achamos sobe a filosofia e tentar-mos mostrar a todos que a Filosofia de facto ajuda-nos agir.
E assim teremos entao que AGIR.
toca a postar coisinhas aqui pois sabe bem deixar e sabe bem lêr.

Anónimo disse...

Não sei quem fez o primeiro comentário, mas concordo.

No dia Mundial da Filosofia toca a deixar aqui tudo o que pensem ser filosófico ou belo, desde textos de Epicuro =) a textos pessoais sobre a chuva (que por acaso está lindo, parabéns Marina!)..

Beijinhos*

Prof.ª Diana Tavares disse...

há o comentario aí de cime c'est á moi :)
Marina