quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Baile de Máscaras


Porquê esta vida? Porquê esta dor que dilacera? Este cheiro que não me pertence, esta voz que impera?
Um Mundo teatral à minha volta, sorrisos de mágoa, olhares mansos de revolta. Hipocrisia, desconforto, lágrimas,.... AAAAAAHHHHH!!!! Deixem-me livre, viva; deixem-me chorar, gritar, deixem-me agir sem receio de errar ou desiludir. Mas tal não é possível: liberdade? Onde estás tu? Verdade, que é feito de ti? Dou um passo e olho em volta, será que fiz bem? Abro a boca e fecho-a instantaneamente, será que me aceitarão? O Mundo, os Homens, apenas aceitam Máscaras, Máscaras de todos os feitios e cores, e quanto mais vistosas melhor, quanto mais irreais melhor,... Sei que também devo ter as minhas próprias Máscaras, sei que as devo usar, mas será simples?

Beijo a máscara que me cobre, divina, na sua bipolaridade invisível: agora rio, agora não; agora ando, agora corro! Eu, ela: Nós! Invencível dupla que a sociedade exige. A doçura no rosto de uma, a frieza no da outra; nenhuma delas sou eu, aquele ser humano que diz o que pensa sem receio, actua sem preconceitos, deixando que os instintos e a razão se fundam num só, criando uma personalidade sensata, verdadeira, confiável!

Sou um "Eu" moldado pelos Homens insanos e tenebrosos, que amam viver neste alucinante Baile de Máscaras. Se anseio pela sobrevivência, devo fechar os olhos e deixar-me viajar entre sorrisos que nada mais são do que facadas; entre elogios que nada mais são do que palavras depreciativas. Absorverei tudo isto com a máscara mais doce que encontrar e, quando alcançar o topo, nada mais serei do que a máscara fria que guardava dentro de mim; então, nessa altura, mas só nessa altura, na solidão recatada do meu quarto, esconderei as duas máscaras no fundo de um baú degradado e serei Eu, simplesmente Eu!


Conseguirei viver assim, num eterno Baile de Máscaras?

Definitivamente NÃO! e, sendo assim, estou condenada ao insucesso!


Verónica Fraga nº 18

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh Veronica .
Tu es fantatisca, quem me dera conseguir reproduzir palavras cmo as tuas. de facto és brilhante,.
Muitos parabens.
Admiro-te muito '

Anónimo disse...

Podes ter a certeza de que consegues isto e muito mais, és perfeita!!!!

Beijinhos francesa linda*

Prof.ª Diana Tavares disse...

acredita que não. Tu tens uma cultura meu deus:o
É a vantagem de ler tantos livros e de teres uma estante com 200 e tal livros, é uma mais valia. eu gosto de lÊr mas é so de vez em quando.

Mas obrigado :)

Anónimo disse...

Lindo =)