quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Racionalismo

A filosofia de Platão representa o exemplo de uma perspectiva racionalista. Platão admite a existência de dois mundos: o mundo sensível, a que acedemos através dos sentidos, sendo caracterizado pela mudança, pela instabilidade, pelas sombras, pela aparência, pela imperfeição, e o mundo inteligível, com o qual contactamos através da razão, e que constitui a verdadeira realidade, sendo formado por ideias, essências, formas imutáveis, das quais as coisas sensíveis participam.
Considerando que a alma é imortal e que, nesta vida, se encontra aprisionada no corpo, Platão afirma que nós obtemos o verdadeiro conhecimento numa existência superior, na qual pudemos contemplar as ideias imutáveis.
Reencarnando, a alma esquece o que aprendeu. Se for bem conduzida, acabará por lembrar todas essas noções. Segundo esta teoria - teoria da reminiscência - aprender é recordar. Sendo assim, as nossas ideias são cópias das verdadeiras ideias, e á opinião (doxa), que provém dos sentidos, opõe-se o verdadeiro saber (episteme), que é obtido pela razão.
Hugo Gonçalves nº 8 Turma: 11º E
Escola Secundária de Arouca

Sem comentários: