domingo, 8 de março de 2009

Como eu vejo o mundo

Eu vejo o mundo de forma única, como pessoa única que sou! Mas não sou só eu, são todas as pessoas... Porque cada um tem uma história. Uma historia com cultura, educação, vivências, experiências, gostos, desagrados aconselhamentos etc. Desta forma nós como sujeito somos transformados face ao objecto.

Por exemplo enquanto eu vejo um rio indiano (com pessoas e animais mortos), com certa anormal ida injustificação e nojo, os indianos por sua vez vêem-no como sagrado, puro e normal.

De uma outra forma: o que nós sabemos e conhecemos do mundo é-nos dado pela sensação e percepção. Logo se eu possuísse por instantes os sensores e as percepções de outra pessoas, a minha "realidade" iria ser totalmente diferente. Talvez já olhasse o rio indiano de outra forma, assim como as cores, os cheiros, os sabores, ou seja as construções mentais.

Mas eu e só eu olho assim. O meu mundo, o meu conhecimento sou em certa medida quem o faz. É como uma peça que eu escrevo: com partes bonitas, feias, sentimentais, opacas, rápidas, lentas, pausadas, ritmadas... Para depois receber os aplausos de uns e o desprezo de outros.

Sem comentários: