quarta-feira, 3 de junho de 2009

Filosofia e outros saberes


Filosofia (palavra grega) significa amor a sabedoria, ou seja quem a estuda é aquele que ama a sabedoria e se interessa por procurar as respostas para as questoes fundamentais acerca do sentido da nossa existencia.

A Filosofia aborda vários saberes, como é o exemplo da Realidade e da Verdade.

A realidade é algo que nao se pode negar, está mesmo a nossa frente, é um facto que atinge a independencia de quem o julga.

"Acreditar que a nossa propria realidade é a única realidade, é a mais perigosa das ilusoes..."

Já a verdade é uma visao individual que cada um tem da realidade, que implica a reflexao sobre os significados.

A realidade acaba por ser uma conclusao de um acontecimento e a verdade perspectivas adquiridas através dessa realidade que podem ser questionadas.

A verdade pode ser ontológica (correpondencia entre o enunciado e o facto); lógica (coerencia); útil (orientada para fins); consentida (usa a argumentaçao e os juízos) ou perspectiva (subjectiva e individual). Esta possui inúmeros significados, no entanto a única coisa que podemos afirmar com certeza é que faz parte da realidade, pertence a um ramo desta "árvore" de acontecimentos.

Cada vez mais somos forçados a acreditar em verdades retratadas pela mídia, pela política ou pela religiao, mesmo que nao a consideremos o nosso subconsciente acaba por aceita-la. Para nos libertarmos desta atitude inconsciente e imprevisível, temos que ir a fundo na Filosofia da nossa vida, seguir o mais profundo do pensamento, ir ao mais longínquo dos sentidos e criar opnioes próprias, pois só assim a Realidade passará a depender de como nós próprios encararmos a verdade.

Sem comentários: