terça-feira, 2 de junho de 2009

A ciência - poderes e riscos




Como sabemos a ciência está presente na nossa vida em todos os aspectos. Não me refiro apenas às ciências naturais como também às sociais: política, economia, psicologia, sociologia, por exemplo; que estão sempre presentes a par e passo connosco.

Todas as culturas, todos os povos recorreram e ainda sobrevivem, alguns deles, com o passar dos anos através das ciências que estes mesmos construíram e que se adequam mais a si.

Eu vivo na era das tecnologias mais extraordinária, mas mais desumana, mais extravagante mas que não olha a meios, mais super-inteligente mas mais doentia...

Todos este desenvolvimento projectado sem qualquer calma, cada vez mais apressado a cada dia que passa, já vem de trás, dos tempos em que as revoluções industriais criaram um "flash" tão claro de inovações que viciava e iludia qualquer um. Ainda continua tudo igual, só a parte estética, desenvolvimento e rapidez de resposta dos mecanismos é que melhoraram.

Eu como jovem integro-me nestes rápidos mecanismos com mais facilidade, astúcia e minuciosidade do que os meus avós ou até mesmo que os meus pais e deixo-me levar de tal forma que sem o meu telemóvel ou computador não me consideraria alguém dotado de qualidade de vida. E não (!), nem experimento sequer.

Isto para mostrar como as vagas de mudança alteraram toda uma geração em relação a outras anteriores; porque eu tenho a certeza que a minha mãe não quer saber do seu telemóvel (prova disso é que anda sempre a esquecer-se dele) e não se importa de escrever uma carta a mão.

Apesar das inúmeras vantagens, a ciência trouxe-nos doenças, corrupção, tráfico, vícios e outros problemas que através da tecnologia ouvimos falar em pequenas "caixas mágicas" e que temos acesso em qualquer lugar.

Tudo para chegar-mos a mera conclusão de que as ciências, juntamente com as suas evoluções, não passam de ciclos atrás de ciclos viciosos!


Helena nº7

Sem comentários: