sexta-feira, 5 de junho de 2009



O momento, tem mais encanto na hora da despedida..

É tão dificil nos despedir-mos das pessoas que nos são queridas.

Mas é necessário continuar com a vida para a frente, mesmo que com algumas despedidas pelo meio.

Resta-nos guardar todas as lembranças na memória e todas as alegrias no coração...



BOAS FÉRIAS... ;)

:) Adoro-vos a todas...

quinta-feira, 4 de junho de 2009


"A saudade é a memória do coração. "

(Henrique Maximiliano Coelho Neto - Romancista e contista brasileiro - 1864/ 1934)



As aulas estão acabar e as saudades começam apertar.

Nunca deixes que o tempo apague a nossa amizade pois eu nunca deixarei,

Adoro-te

Adoro-te, como o Pico adora o chocapic.

O mundo hoje tornou-se muito pequeno, vi tudo apertado, o momento da despedida ia-se aproximando e eu sentia-me cada vez mais frágil.
As despedidas de pessoas que gostamos são sempre muito dolorosas e esta foi sem dúvida muito triste :( Por mais que tente nao consigo esquecer aquele momento de abraços e beijos, mas foi bom foi optimo e vou guardar sempre no meu coração " Gosto muito de ti "

Adorei este ano lectivo , adorei filosofiar, adorei tudo o que me envolveu, adorei-a e vou adorar sempre.

Um grande beijo de despedida para todos e especialmente para a professora.

Boas férias :)
Para sempre da sua Francesa Linda /*
Conhecimento cientifico e tecnológico

O conhecimento científico e tecnológico ao longo dos séculos tem se aperfeiçoando a todos os níveis e tem proporcionado ao homem imensas vantagens. Entre essas vantagens estão: os avanços incríveis na medicina; a electricidade; a televisão; os transportes; os computadores; a Internet; a canalização e água potável; o telemóvel; entre outros.
A verdade é que usufruímos de confortos que não somos capazes de abdicar, pois, se calhar, sem esses miminhos a nossa vida não funcionaria da mesma forma, mas e se comparássemos a nossa vida com a da Antiguidade? Naquela altura, por exemplo, os filósofos não tinham telemóvel para comunicar as suas teorias ou um carro para se deslocarem até à casa de outro filósofo ou um computador com Internet para publicar com maior rapidez as suas obras; eles adaptaram-se com o que tinham, ou seja, escreviam cartas, utilizavam o transporte da época (cavalo) e escreviam as suas obras à mão. Como vemos, as suas vidas continuaram e se hoje nos faltasse o mais pequeno dos confortos mudaria tudo, eu sou sincera, se me privassem de utilizar um telemóvel não saberia como passar grande parte do meu tempo e só de estar a escrever isto vejo a parva que eu sou, pois estou viciada numa coisita tão fútil, fruto deste grande avanço tecnológico e científico. E é com este exemplo que começo por falar das desvantagens que este enorme conhecimento nos trouxe juntamente com as vantagens. A medicina quase que nos dá uma segunda vida mas também a pode tirar logo ou fazer sofrer muito, pois ao se ingerir imensos comprimidos ou se uma operação correr mal morremos e quando uma pessoa faz quimioterapia sofre como se estivesse quase a morrer; em relação à electricidade, à canalização e água potável, infelizmente, nem toda a população do mundo possui destas coisas que estão presentes na nossa vida; o computador e a Internet, bem isto por imensas vantagens que tenha, a verdade é que vicia e talvez mais do que um telemóvel; os transportes, tão úteis e práticos, são grandes assassinos do ambiente; por último quero referir um aspecto que não referi nas vantagens pois não consegui encontrar nenhuma sequer, estou a falar da construção das bombas atómicas! Eu só gostaria de saber o que é que os cientistas que as construíram tinham naquelas cabeças? Concordo que se deva evoluir mas nem tanto, a ciência e a tecnologia devem ser utilizadas para o bem da humanidade e não para acabar com a sua existência!

Sandrita
nº 13
11º E

despedida


E pronto, mais um ano passou, mais um ano a filosofar, mais um ano a aprender, mais um ano a crescer!

Queria desejar umas boas férias para todas (os) vocês. Muita sorte para os exames e muita sorte na vida.

E lembrem-se: Nunca deixem de filosofar!! =)
"No método experimental, a pesquisa de factos, ou seja, a investigaçao é sempre acompanhada por um raciocínio, de forma que, geralmente, o experimentador realiza uma experiencia para controlar ou rectificar o valor de uma ideia experimental. Entao é lícito dizer que, nesse caso, a experiencia é uma observaçao provocada com um objecto de controlo."


Claude Bernand

quarta-feira, 3 de junho de 2009


"Mas todos vivemos dias incríveis que não passam de ilusão e todos vivemos dias difíceis mas nada disso é em vão"


Nunca desistam dos seus sonhos e dos seus objectivos, pois apesar das quedas e dos dias difíceis...nenhuma luta será em vão!


Lutem, sigam em frente, sem passar por cima das outras pessoas, pois lembrem-se, eles tambem tem sonhos a seguir...nao sejam egoistas, nao sejam invejosos, sejam simplesmente felizes...preocupem-se com a vossa propria felicidade e deixem a vida vos levar! ^^


Boas Férias*

Saudades...

Quando eu for para Cuba, vou ter muitas saudades da minha turma e dos meus stores, que foram muito queridos comigo.
Obrigado a todos e umas boas ferias :)

Filosofia e outros saberes


Filosofia (palavra grega) significa amor a sabedoria, ou seja quem a estuda é aquele que ama a sabedoria e se interessa por procurar as respostas para as questoes fundamentais acerca do sentido da nossa existencia.

A Filosofia aborda vários saberes, como é o exemplo da Realidade e da Verdade.

A realidade é algo que nao se pode negar, está mesmo a nossa frente, é um facto que atinge a independencia de quem o julga.

"Acreditar que a nossa propria realidade é a única realidade, é a mais perigosa das ilusoes..."

Já a verdade é uma visao individual que cada um tem da realidade, que implica a reflexao sobre os significados.

A realidade acaba por ser uma conclusao de um acontecimento e a verdade perspectivas adquiridas através dessa realidade que podem ser questionadas.

A verdade pode ser ontológica (correpondencia entre o enunciado e o facto); lógica (coerencia); útil (orientada para fins); consentida (usa a argumentaçao e os juízos) ou perspectiva (subjectiva e individual). Esta possui inúmeros significados, no entanto a única coisa que podemos afirmar com certeza é que faz parte da realidade, pertence a um ramo desta "árvore" de acontecimentos.

Cada vez mais somos forçados a acreditar em verdades retratadas pela mídia, pela política ou pela religiao, mesmo que nao a consideremos o nosso subconsciente acaba por aceita-la. Para nos libertarmos desta atitude inconsciente e imprevisível, temos que ir a fundo na Filosofia da nossa vida, seguir o mais profundo do pensamento, ir ao mais longínquo dos sentidos e criar opnioes próprias, pois só assim a Realidade passará a depender de como nós próprios encararmos a verdade.

terça-feira, 2 de junho de 2009

A ciência - poderes e riscos




Como sabemos a ciência está presente na nossa vida em todos os aspectos. Não me refiro apenas às ciências naturais como também às sociais: política, economia, psicologia, sociologia, por exemplo; que estão sempre presentes a par e passo connosco.

Todas as culturas, todos os povos recorreram e ainda sobrevivem, alguns deles, com o passar dos anos através das ciências que estes mesmos construíram e que se adequam mais a si.

Eu vivo na era das tecnologias mais extraordinária, mas mais desumana, mais extravagante mas que não olha a meios, mais super-inteligente mas mais doentia...

Todos este desenvolvimento projectado sem qualquer calma, cada vez mais apressado a cada dia que passa, já vem de trás, dos tempos em que as revoluções industriais criaram um "flash" tão claro de inovações que viciava e iludia qualquer um. Ainda continua tudo igual, só a parte estética, desenvolvimento e rapidez de resposta dos mecanismos é que melhoraram.

Eu como jovem integro-me nestes rápidos mecanismos com mais facilidade, astúcia e minuciosidade do que os meus avós ou até mesmo que os meus pais e deixo-me levar de tal forma que sem o meu telemóvel ou computador não me consideraria alguém dotado de qualidade de vida. E não (!), nem experimento sequer.

Isto para mostrar como as vagas de mudança alteraram toda uma geração em relação a outras anteriores; porque eu tenho a certeza que a minha mãe não quer saber do seu telemóvel (prova disso é que anda sempre a esquecer-se dele) e não se importa de escrever uma carta a mão.

Apesar das inúmeras vantagens, a ciência trouxe-nos doenças, corrupção, tráfico, vícios e outros problemas que através da tecnologia ouvimos falar em pequenas "caixas mágicas" e que temos acesso em qualquer lugar.

Tudo para chegar-mos a mera conclusão de que as ciências, juntamente com as suas evoluções, não passam de ciclos atrás de ciclos viciosos!


Helena nº7

Ciência, poder e os riscos.


E se não podessemos falar ao telemóvel??

E se não podessemos tomar duche?

Se não podessemos tirar fotos e marcar belos monumentos?

E se não podesemos nos movimentar, viajar e conhecer novos lugares???



A depência por estas coisas é tal, que hoje se o ser humano se visse despojado destes pequenos confortos e prazeres, era um completo caos!
- E esta é umas das consequências que a ciência nos proporciona, a dependência cientifica é um risco a correr, quando uma pessoa larga toda a sua fé, e encara o cientismo como a única explicação para a realidade.



Eu, simplesmente tinha de passar a comunicar apenas pessoalmente, tomar banho num tanque, deixar os momentos marcados na memória e conhecer tudo o que conseguir pelo meu próprio pé..

:) Como vêem, uma pessoa vive na mesma sem esses luxos da ciência, ou vai vivendo...

Método Indutivo

É importante não desistir!!!
Admiro aquelas pessoas que têm uma grande força de vontade de lutar contra a doença. Essa força de vontade chega a um ponto que vai deixando de existir na medida em que o mesmo problema se repete em várias zonas do corpo.
Sei que é díficil uma pessoa passar por tudo o que já passou anteriormente, sofrendo todos os dias e ver o corpo a transformar-se novamente, mas o remédio é aceitar e fazer de tudo para ultrapassar novamente esta fase má.
Agora digo FORÇA!!! Estamos e estaremos sempre ao teu lado pra tudo o que precisares.
Postado por: Cármen Júlio
nº6