quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vi esta frase num livro que comprei recentemente, Critica da razão práctica, de Immanuel Kant, e achei pertinente partilha-la com todos, visto que este livro constitui, em termos gerais, uma resposta à interrogação moral «o que devo fazer?».

«Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como principio de uma legislação universal.»


Sandra

1 comentário:

Prof.ª Diana Tavares disse...

Nós demos isso no 10º ano... balelas utópicas... O Kant não tinha muita noção do Mundo que o rodeava, ele que filosofasse sobre os problemas da sociedade que ainda hoje prevalecem e esquecesse as suas ideologias impróprias...

Ah! E ainda há o problema da relatividade, então e as tribos canibais, os muçulmanos, etc., etc., onde ficam no meio disto tudo?

Este homem apenas teve nexo na sua teoria sobre a Razão, aí prostro-me e tiro o chapéu em honra à genialidade relâmpago que lhe perpassou pela cabeça, de resto, esquece... O Nietzsche também não gostava muito dele,no Anticristo chega a referir que o Kant era "estúpido",e era... Adoro-te "Frederico" (versão aportuguesada do nome do filósofo)... Kiss Kiss profundo para o Friederick... e para a Patrícia também ;)

Verónica Fraga